Um dos fatores que deve ser levado em consideração ao se projetar um sistema de tubulação industrial é a escolha do material adequado para a sua aplicação específica. Este é sempre um problema complexo, cuja solução depende, fundamentalmente, das seguintes variáveis:

  1. Pressão e temperatura de trabalho;
  2. Natureza do fluido conduzido (aspectos de corrosão e contaminação);
  3. Custo;
  4. Aplicação do material em relação as normas do projeto;
  5. Possíveis sobrecargas externas;
  6. Resistência ao escoamento (perdas de carga).

O passo seguinte será o projeto do arranjo das tubulações (traçado), e o planejamento dos suportes da tubulação. A maioria dos dispositivos de suporte e de fixação das tubulações industriais é composta de peças feitas no próprio local da obra, durante a montagem. Em teoria, cada suporte deveria resistir a uma combinação diferente de cargas, que depende do número e diâmetro dos tubos suportados, do tipo do suporte, do traçado das tubulações, entre outros fatores. No entanto, do ponto de vista prático, será nitidamente impossível calcular e o projetar cada suporte individualmente. Dessa forma, costuma-se projetar um determinado número de modelos de cada tipo de suporte, que ficarão padronizados para uso em toda a obra. Obviamente, o projeto do sistema será feito de maneira que, tanto quanto possível, sejam utilizados apenas os tipos de suporte previamente estipulados.

Todos os fatores supracitados devem ser levados em consideração, qualquer que seja a finalidade do sistema de tubulação industrial a ser projetado. No entanto, cabe ressaltar que um bom projetista deve levar em consideração não apenas as variáveis teóricas expostas neste artigo, mas também toda a realidade logística envolvida em seu projeto.